Encontro da Sociedade Mineira de Pediatria discute recrudescência do Sarampo no Brasil

Em 18 de setembro, terça-feira, a Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) realiza o encontro “Sarampo: Atualização Clínica e Vigilância em Saúde” em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O evento, que acontecerá na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, será composto por mesa redonda sobre aspectos clínicos, de vigilância laboratorial e fluxos de notificação da doença no país. O objetivo da ação é discutir a infecção viral com médicos, profissionais da área da saúde e acadêmicos de forma gratuita, sobretudo em um momento no qual a doença tem se proliferado rapidamente no território brasileiro.

Segundo informações do Ministério da Saúde, até o início de setembro, foram confirmados mais de 1,5 mil casos de sarampo no país. Além dos índices altos nos estados do Amazonas e Roraima, casos isolados também foram identificados em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Já em Belo Horizonte, foram notificados 30 suspeitos pela Secretaria Municipal de Saúde, 25 em apuração até o início deste mês. As causas, de acordo com o governo federal, estão relacionadas à importação e o intenso fluxo migratório, principalmente da Venezuela, que enfrenta uma forte epidemia nos últimos meses. Devido ao momento crítico enfrentado pelo Brasil, em julho deste ano, o SES-MG publicou um alerta com a atualização dos casos suspeitos, além de destacar a importância da vacina para prevenção do sarampo. O encontro da SMP, dessa forma, vem como um modo de compartilhar informações e gerar discussões pertinentes entre profissionais.

As inscrições para o evento “Sarampo: Atualização Clínica e Vigilância em Saúde” podem ser realizadas gratuitamente pelo e-mail secretaria@smp.org.br ou no local. Haverá emissão de certificados para os participantes com interesse.

Serviço

O quê? Encontro “Sarampo: Atualização Clínica e Vigilância em Saúde”

Local: Associação Médica de Minas Gerais - Av. João Pinheiro, 161 - Centro - Belo Horizonte - MG


Programação:

HORÁRIO TEMA PALESTRANTE

18:30 – 19:30 Recepção, distribuição de material

Coordenadoras da mesa: Dra. Fabiane Scalabrini e Profa. Maria do Carmo B. Melo

19:30 – 20:00 Sarampo: aspectos clínicos Profa. Lilian Diniz (UFMG / Hospital Infantil João Paulo II)

20:00 – 20:30 Sarampo: vigilância e fluxos de notificação Gilmar Rodrigues (SES/MG)

20:30 – 21:00 Sarampo: vigilância laboratorial Dra. Ana Luiza Furtado Cury (FUNED)

21:00 – 21:30 Debate