Diretores Alex Ribas e Jacó Lampert são os novos representantes do Sinmed-MG no Conselho Municipal de Saúde BH



Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH) Gestão 2016/2018 tomaram posse no dia 8 de setembro, em reunião realizada no auditório Evaristo Garcia de Matos, na Secretaria Municipal de Saúde.

O conselho é composto por 20 representantes dos usuários, 10 dos trabalhadores e 10 indicados pelos gestores, todos com suplentes somando 80 pessoas.

Tomaram posse como conselheiros, representando o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais no segmento trabalhadores, os diretores Alex Sander Ribas de Souza (titular) e Jacó Lampert (suplente). Na gestão anterior do CMSBH eram conselheiros pelo Sinmed-MG o diretor Samuel dos Reis Garcia (titular) e o atual presidente da entidade Fernando Mendonça (suplente).

Além da posse dos novos conselheiros municipais de saúde, a 244ª reunião ordinária do CMSBH teve como pauta a apresentação de um vídeo do Instituto de Direito Aplicado sobre a PEC 241, homenagem ao conselheiro Evaristo Garcia, prestação de contas da Gestão anterior e eleição da mesa diretora Gestão 2016/2018.

O presidente do Sindicato dos Médicos e ex-conselheiro, Fernando Mendonça, prestigiou o evento.

Em depoimento, Mendonça afirmou que a presença do Sinmed-MG no controle social é de fundamental importância, lembrando que a experiência como conselheiro nos últimos dois anos trouxe importantes conhecimentos técnicos e ampliou a sua visão sobre o que acontece no setor saúde, tanto pública como suplementar, na cidade de Belo Horizonte. “Desejo aos novos conselheiros muito sucesso nessa nova caminhada”, afirmou.

O ex-conselheiro (titular) e atual diretor de Tecnologia da Informação do Sinmed-MG, destaca que o Conselho Municipal é um espaço de participação a ser cada vez mais utilizado pelos médicos em geral, principalmente aqueles que trabalham direitamente na linha de frente do atendimento no serviço público: “Neste espaço de encontro com o usuário - e também com os gestores - podem ser apontados diretamente os aspectos que interferem no bom atendimento ao cidadão", avalia.

O médico de família e diretor de Relações de Trabalho Médico, no Sinmed-MG, Alex Ribas, recém-empossado, também destacou a importância da presença do sindicato no Conselho: “A saúde é um dos pilares da sociedade. Como um segmento que compõe esse pilar, os médicos devem estar presentes em todas as instâncias e dar sua contribuição na defesa da saúde e na busca do bem-estar da sociedade como um todo”.

Para o diretor, uma das principais lutas do Conselho é a defesa do Sistema Único de Saúde, que tem sido alvo de ataques e de perdas de direitos importantes, segundo ele. “O médico é um trabalhador da saúde, com forte atuação no SUS, por isso a presença da categoria no Conselho aumenta a força e a representatividade dessa instituição tão importante”, afirmou.

 

 Eleição da mesa diretoraPosse CMS BH

Em seguida à posse dos novos conselheiros, foi eleita a mesa diretora para a gestão 2016/2018, a saber: Bruno Abreu Gomes (Bruno Pedralva), presidente; Maria da Gloria Abdo Capistrano, secretária geral; Carla Anunciatta de Carvalho, 1ª secretária; e Ana Maria Caldeira Oliveira, 2ª secretária.

O presidente eleito para a mesa diretora gestão 2016-2019, Bruno Pedralva, é médico de Família e Comunidade. Em suas palavras, destacou que o papel da mesa não era defender um ou outro segmento do conselho – composto por representantes dos usuários, trabalhadores e gestores, mas sim o direito à saúde do povo brasileiro, numa luta intransigente e inegociável pelo SUS.

 

 

Regina Perillo