Sinmed-MG marca presença no 2°Congresso da AMB e 1° Congresso SAMMG

O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) marcou presença no 2° Congresso Acadêmico da Sociedade de Assoaciação Médica Brasileira (AMB) e 1° Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) realizado nos dia 24, 25 e 26 de agosto, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

Durante o evento, o conselheiro do sindicato, Eduardo Filgueiras, ministrou a palestra “Mercado de Trabalho e Profissão Médica”. Segundo ele, a participação do sindicato em um evento voltado para acadêmicos vem para fortalecer o vínculo dos estudantes com as entidades representativas da categoria. “Além disso, também é uma execelente oportunidade para mobilizar futuras lideranças médicas.

“O mercado de trabalho e a estratégia da saúde da família”, foi o tema da palestra ministrada,  pelo diretor jurídico do Sinmed-MG e presidente da Associação Mineira de Medicina da Família e Comunidade (AMMFC), Artur Oliveira Mendes. Para ele, é importante que os acadêmicos entendam que não é só passar pela faculdade e pronto. É preciso e ter uma visão global do trabalho médico e entender que a saúde não é um negócio. Na ocasião, Mendes também destacou que a Medicina de Família é o modelo adotado como referência em vários países do mundo, como Inglaterra, Canadá, Cuba, Holanda, Espanha, México e Costa Rica.

O congresso, que teve a participação de mais de 520 estudantes, contou com espaços multidisciplinares, discussões sobre ética e direito médico, espaço sobre saúde pública – SUS – e cursos práticos.

  Além da programação central,  foi realizado o III Simpósio da IFMSA, o Congresso Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Medicina – COBLAM e um espaço sobre carreira médica.

 

Gracielle Pessoa - com edição de Rosângela Costa