Levantamento aponta satisfação da população com as Unidades de Saúde

Cerca de 80% da população aprova os serviços prestados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A constatação partiu do resultado da avaliação feita pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), apresentada durante o VI Seminário Internacional de Atenção Básica “Universalização com Qualidade”, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde.

As unidades de saúde da Atenção Básica que forem mais bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%.

A pesquisa ouviu, entre os dias 7 de maio a 24 de julho, a opinião de 24.306 brasileiros que estavam sendo atendidos dentro das unidades de saúde. O levantamento indica a confiança dos usuários ao utilizar os serviços: 84,6% dos entrevistados indicaram que recomendariam a UBS para um amigo ou familiar.

No Brasil, 6.345 equipes de Atenção Básica foram avaliadas por usuários por meio de um questionário. As equipes também se autoavaliaram. Os quesitos de avaliação incluíram condições de funcionamento da unidade (equipamentos, materiais e medicamentos), atendimento pré-natal, acompanhamento de doentes crônicos, tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso, entre outros.

 Investimentos

As equipes de Atenção Básica que forem mais bem avaliadas terão aporte adicional de recursos de até 100%. Em todo o País, existem 42.324 UBS. O Ministério da Saúde anunciou repasse de R$ 11,6 milhões referente à segunda parcela para a reforma/ampliação de 147 UBS em 91 municípios em 20 estados (AC, AM, BA, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SP e TO). Até agora já foram liberados R$ 538 milhões para a melhoria nas estruturas de 5.247 UBS em 1.788 municípios.

 Telessaúde

Também foram apresentadas melhorias na informatização do sistema Telessaúde. A nova Plataforma Tecnológica conexão 2G e 3G, com cobertura de 99,98% e 58,81%, respectivamente, poderá ser acessada em todo o País por diversos equipamentos como computadores de mesa, notebooks e dispositivos móveis (tablets e smartphones). Através do Telessaúde, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão atender demandas de Teleconsultorias e Telediagnósticos.

O programa Telessaúde é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

 Programa Nacional de Melhoria

 O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade, abreviado de PMAQ, foi criado em 2011 com objetivo de ampliar o acesso e melhorar o atendimento na Atenção Básica, garantindo um padrão nacional de qualidade nos serviços prestados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia do programa, que integra a política “Saúde Mais Perto de Você”, quer elevar os recursos para as UBS que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde para incentivar um atendimento de maior qualidade.

A Atenção Básica é um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.