SINDICATO PRESTIGIA ABERTURA DA 53ª JORNADA DE ANESTESIOLOGIA DO SUDESTE BRASILEIRO

O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Fernando Mendonça, participou da abertura oficial da 53ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro – JASB. O evento aconteceu dia 21 de junho no Centro de Convenções do Hotel Mercure BH/ Lourdes.

Erick Freitas Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, abriu os trabalhos desejando aos congressistas votos de aprendizado de qualidade, exercício do espírito associativo e estreitamento dos laços fraternos que unem a categoria.

Cláudia Helena da Silva, presidente da Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais e presidente executiva da 53ª JASB, disse que o tema desta edição - “Segurança do Paciente, um Legado do Anestesiologista”- remete à lembrança de que a anestesiologia é a especialidade que mais agrega e se preocupa com a segurança dos pacientes. “Avançamos muito nos nossos conhecimentos e cuidados. Hoje, podemos oferecer uma medicina de qualidade e segurança. Isso se deve aos nossos esforços em nos mantermos atualizados e em busca de melhorias”, afirmou.

Cláudia Helena explicou que o formato do evento inclui treinamentos e workshops não só para os profissionais anestesistas, mas também para o público leigo, como o “Salve Uma Vida Kids – Kids Safe Life”, um treinamento destinado a crianças de 8 a 14 anos e que foi um sucesso de público, com chance de ser ministrado novamente durante a jornada.

Também destacou o curso “Ressuscitação de Vida em Anestesiologia”, que já aconteceu três vezes em Minas Gerais e deverá ser realizado mensalmente. “Atualmente, temos 247 alunos entre residentes e especializantes em Minas Gerais que precisam desses treinamentos”, explicou.

Na ocasião, o presidente do Sinmed-MG, Fernando Mendonça, saudou os presentes e falou da sua satisfação em representar o sindicato na Jornada. Destacou que a Sociedade de Anestesiologia é uma das que mais inspira a luta pela qualidade, pela justa remuneração e pela dignidade do trabalho médico.

Participaram ainda da abertura do evento: Lincoln Lopes Pereira (presidente da AMB); Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen (1º secretário CFM); Maria Inês de Miranda Lima (presidente AMMG); Alexandre de Menezes Rodrigues (CRM-MG); Wagner Ricardo Soares de Sá (presidente da Federação Brasileira das Cooperativas de Anestesiologistas); Geraldo Teixeira Bottrel (diretor-financeiro da Cooperativa dos Anestesiologistas/MG); André Carnivalli da Silva (presidente da Sociedade de Anestesiologia do Espírito Santo); Rita de Cássia Rodrigues (vice-presidente da Sociedade de Anestesiologia/SP); e Samuel Felipe da Fonseca Gelli (presidente da Sociedade de Anestesiologia/RJ).