Sinmed-MG agindo contra o caos da pediatria nas UPAS de BH e Hospital Odilon Behrens

 

 

Dando continuidade às ações em busca de uma solução efetiva para o estado de calamidade da pediatria nas Unidades de Pronto Atendimento de BH, o Sinmed-MG apresentou denúncias formais ao Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Saúde pedindo apoio na luta por melhorias das condições de atendimento pediátrico nas UPA’s da
capital e Hospital Odilon Behren.

Encaminhou também ofício ao Prefeito Alexandre Kalil para solicitar com urgência uma reunião para tratar do assunto e solicitou vistoria nas UPA’s ao Conselho Regional de Medicina com o objetivo de documentar todas as precariedades relatadas pelos pediatras.

O sindicato também conta com o apoio incessante da mídia e da Sociedade Mineira de Pediatria nesta luta em defesa da pediatria.

Todas essas ações são frutos de deliberações da assembleia da categoria do dia 15 abril e visa ampliar nossa luta contra o caos que está colocando em risco a vida das crianças e dos profissionais que atuam nesses serviços de saúde.

Retrospectiva

Desde o início de abril, já foram realizados dois encontros. Após o primeiro, no dia 4, com os representantes pediatras das UPAS, a Prefeitura anunciou a contratação de 87 novos profissionais para as UPAs, mas sem dar detalhes. O número é considerado insuficiente e não resolve os vários problemas que os médicos e demais funcionários da saúde, como os enfermeiros, enfrentam no dia a dia.

O segundo aconteceu em 15 de abril e reuniu os pediatras das UPAs e do Hospital Odilon Behrens que decidiram, em consideração à população que já está sofrendo muito com a desassistência, não paralisar neste momento e aguardar até dia 29, quando haverá nova assembleia que poderá definir por greve caso não haja uma proposta de melhorias por parte da gestão.

 As denúncias são inúmeras e alarmantes. Leia detalhes nos relatos da assembleia de 15 de abril. Clique aqui

 

Sinmed-MG, 18 de abril 2019.

 

Rosângela Fernandes Costa - jornalista sênior - MTB 11320/MG