SINDICATO NOS CONGRESSOS MINEIRO DE CLÍNICA MÉDICA E MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

“O conhecimento e a colaboração para renovar práticas” é o tema do X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência, de 4 a 6 de outubro, na Associação Médica. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica - Regional Minas Gerais e Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência de Minas Gerais.

Fernando Mendonça, diretor-presidente do Sinmed-MG, foi convidado para compor a mesa de abertura, dia 4, juntamente com: Reginaldo Aparecido Valácio, presidente da Comissão Executiva organizadora do congresso e presidente da Sociedade Mineira de Clínica Médica (SMCM); Hermann Tiesenhausen, secretário do CFM; Maria Inês de Miranda Lima, presidente AMMG; Márcio de Almeida Salles, tesoureiro do CRMMG; e Eudes Arantes Magalhães, diretor da Unimed BH.

O tema escolhido reflete as grandes preocupações da Clínica moderna, segundo o presidente da SMCM, Reginaldo Valácio: “Ampliar o conhecimento dos profissionais da área; incentivar a colaboração e o encontro entre os participantes; difundir a medicina baseadas em evidências, e, principalmente, levar o médico a refletir sobre a sua própria saúde”.

O anfitrião destacou o número recorde de participantes do congresso – 900, sendo 200 de outros estados. Lembrou que “a clínica médica está no coração de todo mundo que faz alguma especialidade, é nela que estão as competências básicas para uma saúde de mais qualidade”.

Em sua apresentação, o diretor-presidente do sindicato, Fernando Mendonça, reforçou as palavras do anfitrião sobre a saúde do médico: “Enquanto médico não podemos relegar a nossa saúde física e mental, como vem acontecendo, inclusive com o aumento do número de suicídios”.

Enfatizou a união da categoria e o bom relacionamento do Sinmed-MG com a Sociedade de Clínica Médica e Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência de Minas Gerais: “Essa união, juntamente com uma boa formação, as boas práticas médicas e o conhecimento técnico são as principais alternativas para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e o atual cenário da saúde no país”.

Sinmed-MG, 5 de outubro de 2018.

Regina Perillo