Clipping especial - Suspensão da greve dos médicos do estado



 Sinmed na mídia – 28 de dezembro

_______________________________________________________________

 

Portal G1

 Após uma semana, médicos da rede estadual decidem por fim à greve

 

Médicos da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e da Fundação Hemominas decidiram colocar fim à greve e retomar os trabalhos. A decisão foi tomada em uma reunião do Sindicato dos Médicos no fim da noite desta quarta-feira (27), após abertura de negociação com o governo. A greve com atendimento reduzido havia começado no dia 21 de dezembro.

 "O motivo do encerramento foi a abertura da negociação [com o governo] e a sinalização com calendário concreto de onde vai ter respostas. Paralelamente, a gente entende que uma greve prolongada é desgastante para a população", disse ao G1 o presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), Fernando Mendonça. Segundo ele, os profissionais retomaram normalmente as atividades às 7h desta quinta-feira (28).

 A entidade que representa os trabalhadores se reuniu com técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag) na última terça-feira (26).

“O governo respondeu que vai colocar, em janeiro, todos os atrasos, como férias, 13º e progressão de carreira em dia. Prometeu que vai levantar toda a infraestrutura que está hoje debilitada nos hospitais da Fhemig dentro de um calendário a curto prazo. Prometeu um plano de carreira que, hoje, infelizmente contempla pior quem está na rede há muito mais tempo”, explicou Mendonça.

 Nesta quarta-feira (27), em Belo Horizonte, quem procurou atendimento enfrentou dificuldades. No Hospital João XXIII, apenas o atendimento de urgência e emergência foi mantido. Segundo a direção do hospital, durante o período de greve somente 15% dos pacientes que procuraram a unidade foram atendidos. No hospital infantil João Paulo II, na capital, mães estavam revoltadas com a demora.

No dia 26, médicos ligados à Fhemig e ao Hemominas receberam a primeira parcela do 13º salário. Conforme cronograma do governo, a segunda está prevista para o dia 19 de janeiro.

Os médicos peritos ligados à Secretaria de Planejamento continuam em greve por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, algumas reivindicações destes profissionais não foram atendidas, como o pagamento do 13º.

Veja aqui

 

Rádio Itatiaia

__________________________________________________________________

Médicos da Fhemig e da Hemominas acreditam em promessa do governo de Minas e suspendem greve

 

A greve dos médicos da Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig) e da Hemominas foi suspensa após assembleia da categoria realizada na noite dessa quarta-feira.

Segundo o Sindicato dos médicos, a decisão foi tomada após o Governo de Minas sinalizar que vai discutir, em janeiro, algumas questões relacionadas à categoria.

Entre as pautas estão a melhoria da infraestrutura, o plano de carreiras e também o acerto de benefícios atrasados dos médicos.

A categoria vai se reunir em assembleia novamente no dia 10 de janeiro para verificar se, nesse meio tempo, as promessas vão realmente sair do papel.

Leia aqui e ouça também a entrevista do presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Fernando Mendonça!

 

TV Record – Balanço Geral

__________________________________________________________________

Termina greve dos médicos da rede estadual de saúde

Terminou a greve dos médicos da rede estadual de saúde, greve durou seis dias, houve uma reunião com sindicato, representantes reuniram com o governo.

Veja aqui

 

Rádio América – Correspondente América

__________________________________________________________________

Suspensa greve iniciada há alguns dias


Funcionários do Hospital João XXIII e do Hemominas filiados a Fhemig, suspenderam a greve iniciada há alguns dias. No hospital João XXIII, enfermeiros fazem uma manifestação nessa manhã em forma de paralisação das atividades para protestar contra um oficial do corpo de bombeiro que deu voz de prisão a um dos profissionais que segundo ele negou atendimento preferencial de um paciente encaminhado por ele a unidade de saúde.

 

Ouça aqui

 

 

Rádio Band News

____________________________________________________________________________

Médicos da FHEMIG e funcionários do Hemominas decidiram encerrar greve

 

 Os médicos da Fundação Hospitalar do Estado e funcionários do Hemominas decidiram encerrar a greve.

Ouça aqui