Assembléia dos médicos de Contagem define pauta de reivindicações da categoria para a campanha de 2009

07/04/2009

Rosângela Costa

Médicos da Prefeitura de Contagem reuniram-se, no dia 2 de abril, no Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), em Assembléia Geral Extraordinária, para definir a pauta de reivindicações da campanha de 2009 por melhores salários e condições de trabalho.

A reunião contou com a presença do diretor administrativo do Sind-Saúde Contagem, José da Conceição Ferreira Filho, que manifestou apoio ao movimento dos médicos do município. Segundo ele, o objetivo da entidade é reunir as reivindicações dos servidores públicos e lutar de forma conjunta para conquistar melhorias na infra-estrutura das unidades e salários dignos para os trabalhadores.

Cristiano da Matta Machado, presidente do Sinmed-MG, ressaltou que é possível elaborar um documento com Sind-Saúde, contendo as principais reivindicações das categorias. “Acreditamos que a união de todos os servidores é importante, neste momento, para pressionar os gestores a apresentarem uma proposta concreta para os profissionais”, disse.

Os médicos Djard Lisboa e Ricardo Nascimento, que representaram a categoria na reunião com o secretário municipal de saúde de Contagem, Eduardo Penna, no dia 1o de abril, relataram as principais propostas apresentadas em favor da categoria. Segundo eles, a prioridade da gestão é aprovar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), implantar um protocolo de ações para melhorar o fluxo de atendimento e dar continuidade às reformas das unidades de saúde.

O diretor do Sinmed-MG, Jacó Lampert, disse que, nesse momento, é importante mostrar aos gestores que a baixa remuneração dos profissionais está desestimulando o trabalho de muitos e contribuindo, ainda mais, para a decadência do SUS. “É preciso conscientizá-los da necessidade de recompor a defasagem salarial dos médicos nos últimos anos e ter uma remuneração compatível com nosso trabalho”, destaca.

Durante a assembléia, os médicos definiram os principais pontos que vão constar no documento que será entregue à Secretaria Municipal de Saúde. Entre eles, está o salário mínimo profissional defendido pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM), no valor de R$ 8.239,24; a imediata implantação do PCCV acordada na campanha de 2007; garantia da extensão de benefícios e reajustes concedidos aos médicos da Famuc para aqueles vinculados à Administração Direta e melhorias das condições de infra-estrutura nas unidades de saúde. “Vamos deixar claro para os gestores que a categoria está aberta a negociações, principalmente quanto ao reajuste salarial. Eles precisam entender que o mais importante nesse momento é receber uma proposta positiva da Prefeitura”, destaca Cristiano da Matta Machado.

A categoria também reivindica mais qualidade nas condições de infra-estrutura nas unidades de saúde, além da implantação e homologação da Mesa Permanente de Negociações do SUS.
Após encaminhar a pauta aos gestores, o Sinmed-MG vai enviar a cópia do documento para as unidades de saúde de Contagem e fazer um abaixo assinado para os médicos, como forma de manifestação pública e conscientização das reivindicações da categoria.

Ao final da assembléia, os médicos elegeram os delegados sindicais que irão representar a categoria junto aos gestores e à população.

A próxima assembléia dos médicos de Contagem está agendada para o dia 23 de abril, 4a feira, às 19h, no Sinmed-MG.
  
Conheça os delegados sindicais de Contagem que vão representar a categoria:

Hospital Municipal de Contagem
- Dra. Helena Pinheiro Garrido – CRM 9504
- Dr. Antônio Coelho Neto – CRM 21.875
- Dr. Leonardo Augusto Silva Machado – CRM 32.413
- Dr. George Neves de Almeida – CRM 33.051

Maternidade
- Dr. Paulo Eduardo Machado Filho – CRM 43.990

Programa Saúde da Família
- Dr. Antônio Américo Paiva da Silva Martins – CRM 5.088
- Dr. Jorge Henrique Kothe Jannuzzi – CRM 35.017

Uai Ressaca
- Dra. Márcia Lima da Silva – CRM 9.048
- Dr. Ricardo do Nascimento Rodrigues – CRM 38.590

Uai Petrolândia
- Aloísio Castro Cambraia – CRM 8.849

Famuc
- Dr. Antônio Coutinho Dolabella – CRM 5.088

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinmed-MG - 07/04/2009