PBH sinaliza reajuste zero nas negociações com os médicos

05/07/2019



 

No dia 28 de junho, o Sinmed-MG, representado pelo diretor Administrativo, André Christiano dos Santos, participou de reunião convocada pela Prefeitura de Belo Horizonte, conduzida pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; subsecretária de Gestão de Pessoas Fernanda Neves e o subsecretário de Planejamento e Orçamento Bruno Passeli

Na reunião, que contou com a presença de representantes de outras categorias, a gestão apresentou o balanço financeiro do primeiro semestre da Prefeitura e segundo os gestores, não há perspectiva de reajuste salarial para os servidores este ano.

A justificativa da PBH é de que a falta de repasse financeiro por parte do estado- em 2018 e nos primeiros meses de 2019- geraram um desequilíbrio nas finanças do município. Os gestores destacaram que mesmo havendo acordo com o governo estadual em maio e uma melhora da arrecadação própria de Belo Horizonte, a expectativa é de que a PBH fechará as contas de 2019 com um déficit de mais de R$ 300 milhões.

Questionamentos do Sinmed-MG

Mesmo diante desta justificativa da PBH e do cenário atual, o Sinmed-MG destaca que, desde que assumiu o município, a gestão se comprometeu a negociar as perdas salarias da categoria com reposição de, pelo menos, o índice da inflação, o que não aconteceu.

Em 2017, a prefeitura ofereceu um reajuste de 2,53% e a inflação do período foi de 2,95%. Já em 2018, o aumento salarial concedido foi de 2,43 e o índice inflacionário de 3,75%. E assim, a promessa de reposição não foi cumprida até o momento.

Somado a isso, 2020 será ano eleitoral o que trará limitações para negociações devido às regras eleitorais (qualquer projeto precisa ser sancionado até abril 2020).

Por isso, o Sinmed-MG, reforça a urgência de nova reunião, por parte da gestão, ainda em agosto, para retomada das negociações com a categoria. O sindicato também reforça o compromisso de mobilizar a categoria para discutir nossas reivindicações e pressionar a PBH para continuidade das discussões da pauta.

O Sinmed-MG convoca você, médico da PBH, para a próxima assembleia com indicativo de paralisação, que acontecerá dia 13 de agosto, no sindicato.




Sinmed-Mg, 5 de julho de 2019.


 

Rosângela Fernandes Costa - jornalista sênior - MTB 11320/MG