MÉDICOS DO ESTADO E HEMOMINAS FAZEM AGE PARA ACOMPANHAR AS NEGOCIAÇÕES DO PLANO DE CARREIRA E OUTRAS REIVINDICAÇÕES

28/02/2018

Médicos do Estado e Hemominas participaram ontem, dia 27 de fevereiro, de Assembleia Geral Extraordinária, no Sinmed-MG. Desde que o movimento começou em 2017 já foram realizadas 15 assembleias.

Durante a AGE a diretora de Mobilização do sindicato, Ariete Araújo, deu os informes sobre o andamento da campanha, a saber:

- Plano de Carreira – Já foram duas reuniões com a comissão de médicos e duas reuniões com os gestores, a última um pouco antes da assembleia. Na ocasião, participaram 12 representantes do governo de diversas áreas. Os presentes tiraram dúvidas e ficaram de apresentar no próximo dia 21 de março um estudo técnico sobre a proposta do sindicato. Foi colocado que a ideia é que no máximo em 60 dias o plano já esteja pronto.

- Visitas as unidades estão ocorrendo – conforme compromisso do governo, as visitas da direção da Fhemig para verificar as condições de trabalho nas unidades já está acontecendo. A última unidade visitada foi a Maternidade Odete Valadares.  Acesse aqui o cronograma

 - Ajuda de custo diferenciada para os médicos – a diretora explicou que o governo argumenta que não tem como dar um abono diferenciado, mas que o sindicato vai insistir no assunto. Disse que a publicação dos valores deve acontecer ainda essa semana.

 - Pagamento das progressões– está sendo regularizado em blocos, com algumas prioridades como os servidores próximos da aposentadoria ou com doença grave. O sindicato solicitou um cronograma para pagamento dos atrasados.

- Greve sob o ponto de vista jurídico – ainda está pendente. A diretora Ariete relatou que o sindicato participou de uma audiência de conciliação na semana passada, mas o Estado não levou nenhuma proposta: “Como eram duas liminares de caráter semelhante, o desembargador da primeira liminar deu um prazo para a Fhemig colocar tudo num processo só e apresentação de uma proposta pela Fundação. O sindicato aguarda a data da nova reunião de conciliação”, disse.

- Relatório das atividades da comunicação: Após os informes, a diretora apresentou um relatório sobre as atividades de comunicação realizadas para a campanha dos médicos do Estado e Hemominas em 2017 e 2018.

(CLIQUE AQUI PARA VER O RELATÓRIO)

 

Regina Perillo - jornalista