Em Uberlândia, médicos deliberam por suspensão da greve e comemoram conquistas do movimento reivindicatório

11/05/2017

Em assembleia geral realizada nesta 3ª feira, 9 de maio, médicos da rede pública de saúde de Uberlândia deliberaram por retornar aos atendimentos normais, encerrando assim o movimento grevista iniciado em 18 de fevereiro. A categoria comemora as importantes conquistas do movimento reivindicatório, após conseguirem o pagamento dos salários e benefícios que estavam em atraso desde o ano passado.

A vitória é fruto de muito empenho do sindicato e categoria médica, que desde o início de 2017 buscaram, juntos, uma negociação clara e aberta com os gestores, para o pagamento de salários, férias, 13º salário e acertos rescisórios; que são direitos de todos os trabalhadores.

 

Pressão e união foram fundamentais nesta etapa

O movimento reivindicatório dos médicos de Uberlândia de 2017 iniciou em 24 de janeiro, quando os médicos realizaram a primeira assembleia tendo como pauta principal o atraso dos pagamentos e definiram por uma greve a partir de 18 de fevereiro, caso não houvessem os acertos.

Diante da difícil negociação, o movimento grevista iniciou na referida data, mantendo normalmente os atendimentos médicos, mas suspendendo os encaixes. Além disso, os médicos também fizeram as pausas para o almoço e descanso, o que antes não estava sendo possível, devido à grande demanda.

Em 28 de abril, após negociação com o Sinmed-MG, a prefeitura efetuou o pagamento integral do 13º salário referente ao ano de 2016.

Além disso, em nota divulgada à imprensa e nas redes sociais, a gestão comprometeu-se a pagar o salário de dezembro/2016, de forma escalonada, a partir de junho, mas deixou claro que dependerá da disponibilidade financeira do município.

O Sinmed-MG destaca que esta conquista é fruto da união da categoria na defesa do direito de ter os salários e benefícios em dia. E destaca que vai acompanhar de perto se realmente a gestão vai cumprir com o pagamento do salário de dezembro, ainda em atraso.

 

 

Rosângela F. Costa- MTB 11320/MG