Sinmed-MG e seus direitos: Você sabia? O profissional liberal pode optar pelo pagamento da contribuição sindical ao Sindicato, representante de sua profissão

O médico é indiscutivelmente caracterizado como profissional liberal, conforme Quadro de Atividades e Profissões, anexo a CLT.

Dessa forma, os médicos podem optar pelo pagamento da contribuição sindical unicamente ao Sindicato representante de sua profissão na respectiva base territorial, desde que exerça a profissão de médico, efetivamente, na firma ou empresa e como tal sejam nelas registrados, em respeito ao artigo 585 da CLT.

 Aderindo a esta opção, o médico mineiro deve manifestar e exibir prova de quitação da contribuição sindical, dada pelo SINMED/MG, ao seu empregador que deixará de efetuar em seu salário, novo desconto da contribuição sindical, em respeito ao disposto no §1º do aludido artigo 585 da CLT.

 O Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais – SINMED/MG é notoriamente a entidade sindical representativa da categoria profissional dos médicos no âmbito do Estado de Minas Gerais desde 1970, atuando e participando diretamente nas ações e atividades em prol dos médicos mineiros, desempenhando papel determinante para a conquista de diversas melhorias para a categoria ao logo desse período e de antemão, agradece aos médicos que optam pela contribuição sindical em seu favor, reforçando a força do movimento sindical e da categoria em âmbito estadual e nacional.

 

Advogado trabalhista do Sinmed-MG