Como posso ser associado ao Sinmed-MG?

Compartilhe

SINDICAL E SOCIAL



O médico associado é aquele que está em dia com as suas contribuições sindical e associativa ao seu representante legítimo; o Sinmed-MG.

Ao pagá-las em dia, você cumpre a lei, reconhece a representatividade da categoria, a defesa dos direitos trabalhistas coletivos e ajuda a fortalecer o Sinmed-MG.

  



CONTRIBUIÇÕES SINDICAL E ASSOCIATIVA


CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

O que é: Tributo Federal, equivalente a um dia de trabalho, obrigatório, previsto na Constituição Federal e nos artigos 578 e 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quem paga: Pagam o tributo todos os médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina Seção Minas Gerais (CRMMG), sindicalizados ou não, celetistas, estatutários, autônomos exclusivos ou vinculados a convênios.

 Penalidade: Se não pagar o tributo, o profissional liberal, de acordo com o artigo 599 da CLT, poderá incorrer em penalidades que serão aplicadas pelos órgãos públicos ou autárquicos disciplinares, mediante comunicação das autoridades fiscalizadoras. Entre as penalidades, estão desde a suspensão do exercício profissional até a quitação da dívida.


Quando pagar: de acordo com o Art. 583 da CLT, os profissionais liberais devem recolher a Contribuição Sindical no mês de fevereiro. Orientamos que, ao quitar o boleto emitido pelo Sinmed-MG, imediatamente encaminhe cópia do comprovante de pagamento ao departamento pessoal do seu local de trabalho para evitar o desconto em folha.

E tem mais: antecipando-se ao desconto em folha o médico investe sua contribuição no sindicato, que existe única e exclusivamente para defendê-lo. Caso contrário, esse recurso vai parar em um sindicato que não representa os interesses específicos da categoria médica.

 

CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA

O que é: Contribuição paga pelo profissional que se associa, espontaneamente, ao Sinmed-MG.

 

Por que pagar: O médico que paga a Contribuição Associativa pode usufruir de vários benefícios oferecidos pelo Sinmed-MG, inclusive a defesa de seus direitos trabalhistas individuais.

Somente o médico em dia com a Contribuição Associativa poderá se candidatar e votar nas eleições do sindicato.